Regras do Servidor Ark Survival

Regras para utilização dos Servidores Cidadela dos Bravos Ark Survival


Regras Gerais para todos os servidores Ark Survival
  1. Os servidores de jogo Ark Survival são abertos ao público, contudo os administradores reservam o direito de vedar o acesso a quem manifestar comportamento nocivo, prejudicial ao grupo ou em desacordo com os objetivos da Cidadela dos Bravos.
  2. Proibido difamação, vandalismo ou griefing, bem como qualquer atitude que prejudique o bom desenvolvimento dos servidores.
  3. Toda produção criativa gerada pelos jogadores nos servidores poderá ser utilizada sem restrições pela Cidadela dos Bravos.
  4. Não será reconhecido valor sentimental atribuído pelos jogadores a elementos do jogo.
  5. Não é permitido utilizar programas que alterem o jogo com objetivo de obter vantagem indevida ou de prejudicar o servidor (programas hacker).
  6. Não é permitido utilizar o nome do servidor, administrador ou outras expressões que possam confundir os outros jogadores, induzindo participação na administração do servidor.
  7. Não é permitido desrespeitar outros jogadores e administradores do servidor.
  8. Não haverá interferência do administrador do servidor para compensar jogadores por prejuízos de qualquer espécie causados por erros do jogo, por MODs, por falhas na comunicação de dados com o servidor, lentidão (lag), travamento, descarte de jogo (rollback), interrupção não programada ou reconfiguração dos servidores.
  9. Nas Cidadelas Ark Survival com proteção offline de qualquer grupo, não é permito utilizar construções e animais de outras tribos associadas para obstruir a entrada de cavernas e outras passagens estratégicas do terreno, criando um bloqueio intransponível que protege a tribo alojada na caverna ou em outro terreno confinado.
  10. A violação das regras será punida com advertência, suspensão, confisco ou banimento, de acordo com a gravidade.
  11. As penalidades serão aplicadas sempre com o objetivo de restabelecer o equilíbrio do jogo.
  12. A tribo pode ser punida pela infração de um dos seus membros.
  13. A aplicação das penas poderá ser delegada ao Conselho dos Bravos ou ao Júri da Cidadela.
  14. As denúncias serão apuradas no Discord e os investigados que não prestarem esclarecimentos serão suspensos cautelarmente até que se manifestem.

Regras específicas para os servidores Ark Survival PvE
  1. Não é permitido construir nos locais reconhecidos como grandes fontes de extração de recursos valiosos.
  2. Para que o local seja considerado como grande fonte de extração deverá concentrar 30% ou mais do recurso em questão disponível em todo o mapa.
  3. Não é permitido obstruir o acesso aos artefatos, aos obeliscos, aos beacons (supply crate ou loot crates), charge node (Aberration) e City Terminal (Extinction).
  4. Não é permitido espalhar pequenas construções por grandes áreas de terreno.
  5. Delimitar perímetro defensivo com pilares, fundações, espinhos ou portões nos arredores da principal construção da tribo é permitido.
  6. Em servidor PvE é permitido marcar apenas um território por vez, devendo a construção iniciar no prazo máximo de uma semana.
  7. Em servidor PvE as tribos deverão demolir as pequenas construções cuja utilidade e a necessidade não forem justificáveis.
  8. O Conselho dos Bravos poderá aprovar a remoção de construção cuja localização ou dimensão prejudique a harmonia do jogo.
  9. Em servidor PvE é proibido carregar o personagem de outro jogador sem consentimento.
  10. O Governador do Grupo PvE poderá confiscar estruturas e animais abandonados. 


Regras específicas para os servidores Ark Survival PvP com proteção
  1. Não é permitido construir nos locais reconhecidos como grandes fontes de extração de recursos valiosos.
  2. Para que o local seja considerado como grande fonte de extração deverá concentrar 30% ou mais do recurso em questão disponível em todo o mapa.
  3. Não é permitido obstruir o acesso aos artefatos, aos obeliscos, aos beacons (supply crate ou loot crates), charge node (Aberration) e City Terminal (Extinction).
  4. Não é permitido espalhar pequenas construções por grandes áreas de terreno.
  5. Delimitar perímetro defensivo com pilares, fundações, espinhos ou portões nos arredores da principal construção da tribo é permitido.
  6. É proibido manter personagem de outro jogador aprisionado por período superior a 4 dias do jogo. A contagem dos dias do jogo é exibida ao pressionar "H". A tela do jogo é gravada ao pressionar "F12". Jogadores presos além do tem permitido devem formular requerimento de providências no site, comprovando o dia inicial e o dia atual da prisão.

Perguntas e respostas frequentes.

Infração dá banimento?
R: Depende da infração. A violação das regras será punida com advertência, suspensão, confisco ou banimento, de acordo com a gravidade.
A partir de setembro de 2019, passamos a seguir a seguinte escala de punições:
Ofender outro jogador = advertência
Ofender outro jogador pela segunda vez = suspensão 3 dias
Ofender outro jogador pela terceira vez = suspensão 7 dias
Ofender outro jogador pela quarta vez = Julgamento pelo Conselho
Ofensas mais graves, envolvendo racismo, misoginia, homofonia etc = Júri da Cidadela
Infringir regras ligadas ao jogo = Julgamento pelo Conselho
Infrações contra o administrador ou contra a própria Cidadela dos Bravos = Julgamento pelo administrador.

Fui atacado por uma tribo com 5 jogadores e eu jogo sozinho!
R: Atacar e ser atacado faz parte do jogo. O Servidor está configurado para PvP (Player vs Player).

Mas, eu não dei nenhum motivo para me atacarem!
R: Não é preciso fundamentar nenhum ataque. O Servidor é PvP.

Mas, uma tribo com 5 jogadores que ataca um jogador solitário é opressora!
R: Não necessariamente. Será opressora a tribo que criar artifícios para evitar que os demais jogadores se desenvolvam, com intenção de impedir o surgimento de outras tribos do mesmo porte. O jogador iniciante deve se valer dos mecanismos de proteção que o servidor oferece e fazer alianças para garantir sua sobrevivência. Lembre-se que uma tribo forte, pode se tornar fraca e vice-versa, tudo é questão de tempo e estratégia.

Eu sou iniciante e fui atacado! Não é proibido atacar iniciante?
R: Não há essa regra no servidor. Não é fácil definir "iniciante". Quem é iniciante? Quem não conhece o jogo? Quem começou há poucos dias? Quanto dias? Personagem nível baixo? Qual nível? Quem joga sozinho? Como definir uma tribo iniciante? Uma tribo com um personagem de nível baixo seria iniciante? Se nessa tribo houver vários personagens de nível alto, ainda seria iniciante? Como conferir quantos participantes e quais os níveis de personagem de todos os membros de uma tribo? Se uma tribo tem um forte central com recursos Tek, entretanto um de seus membros tem personagem de nível baixo e joga separadamente em sua casinha madeira. Esse membro é iniciante?  Se conseguíssemos definir iniciante, passaríamos para outro problema. Até onde iria essa proteção? O iniciante poderia atacar outro iniciante?... O iniciante poderia atacar os veteranos? Se positivo, o iniciante poderia atacar e não poderia ser atacado?! Se o iniciante for altamente hostil, arrogante, autoritário, inconveniente, desleal, atrevido mesmo assim não poderá ser atacado? Em resumo, essa é uma regra bonita de ser lida e altamente problemática para ser aplicada, por isso preferimos não adotá-la. Os jogadores devem se valer dos mecanismos de proteção que o servidor oferece e fazer alianças para garantir sua sobrevivência.

Não é proibido atacar iniciante! Então, vou acabar com todas as tribos pequenas primeiro!..
O tempo de jogo não é relevante. Cada tribo tem seu ritmo de jogo. O ponto importante é a fase de desenvolvimento do jogo.
A tribo em estágio mediano ou avançado de desenvolvimento que concentra seus ataques em tribos no estágio inicial de desenvolvimento infringe as regras nº 5 e 11.

Minha tribo é pequena, mas foi totalmente destruída por um inimigo do nosso aliado!
Ao tomar partido em uma guerra, a tribo assume as consequências, seja qual for seu nível de desenvolvimento. Ao se aliar a tribos mais poderosas a tribo em estágio inicial de desenvolvimento, será tratada como parte de um mesmo bloco.

Um jogador infringiu a regra e me causou prejuízo! E agora?
R: Essa infração precisa ser provada de alguma forma. Printscreen é melhor meio de prova, mas em alguns casos o testemunho de outros jogadores pode ser aceito.

Essa punição foi muito fraca!
R: O administrador decide a pena mais adequada à infração. O objetivo da punição não é vingança, mas recompor o equilíbrio do jogo.

Isso não é justo! Aquela tribo é maior, e joga no servidor há mais tempo!
R: Ark Survival é um jogo de sobrevivência. Criamos aqui algumas regras para equilibrar o ambiente de jogo, mas é impossível transformar um jogo de sobrevivência em um jogo de competição. Alguns jogadores começaram a jogar antes, alguns jogam em grupos maiores, alguns jogam mais tempo, alguns jogam em computadores melhores, alguns tem internet melhor, alguns usam comunicadores fora do jogo, alguns podem jogar todos os dias etc. Impossível equacionar essas variáveis para tornar Ark Survival um jogo de competição. Não fazemos isso aqui. Cada jogador usará as suas habilidades para sobreviver como achar melhor, sempre lembrando que isso é só um jogo! Se o jogo o deixa aborrecido, triste, contrariado, revoltado, indignado, magoado, frustrado etc etc etc algo está errado...

Sem querer eu saí da minha tribo e agora não posso entrar na minha casa, nem pegar meus itens, nem meus animais! Admin, pode me ajudar?
R: Esse é um erro que os iniciantes cometem com frequência. Esse erro e muitos outros fazem parte do processo de aprendizagem. O administrador não vai interferir. Um bom jogador de Ark Survival deve sempre estar preparado para recomeçar!

Meu animal preferido está perdido no mapa e eu não consigo encontrá-lo. Admin, pode me ajudar?
R: Procurar animais que se perderam no mapa é tarefa difícil, mas faz parte do jogo. Não existe comando que o administrador possa usar para identificar a localização dos animais. O administrador não vai ajudar. Recomendamos o uso de rastreadores. Vide: Transponder Node.

Meu animal sumiu! Ele estava no meu forte. O log da tribo não acusa morte. Será que "bugou" e está embaixo do terreno? Admin, pode me ajudar?
R: Esse é um pedido recorrente. Vale a regra 8º. Recomendamos a leitura do artigo: Animais Desaparecem.

Meu animal está "bugado" no terreno! Admin, pode me ajudar?
R: Esse é um pedido recorrente. Vale a regra 8º. Recomendamos que compre um Loot Crate qualquer no Mercado ao lado do animal e o utilize para fazer upload do animal.

O fundador da minha tribo parou de jogar. Admin, pode me ajudar?
R: Primeiramente tente contato com o fundador da tribo no Discord, em um dos tópicos públicos. Recomendamos que aguarde uma resposta por 7 dias. Expirado o prazo, entre em contato com o administrador.

Meu personagem "bugou" no terreno. Não consigo me mover. Admin, pode teleportar? 
R: Infelizmente o Ark ainda apresenta erros desse tipo. Vale a regra 8º. O administrador não vai ajudar. No Mercado do jogo está disponível o kit suicídio...

O jogo travou quando eu estava viajando de um servidor para outro. Eu perdi vários itens ascendentes, animal com imprint etc! Adm pode me ajudar? 
R: Infelizmente servidores de jogo apresentam erros desse tipo às vezes. O administrador não tem como recuperar esses itens e animais. Aplicamos a regra 8.

Eu viajei de um servidor para o outro e vários itens importante sumiram do meu inventário! Admin, pode verificar o log e devolver meus itens?
R: A viagem entre servidores Ark Survival apresenta esse problema desde que foi criada. Acontece em qualquer grupo de servidores, particulares ou oficiais. Essa falha do próprio jogo não está relacionada com a hospedagem. O problema é tão conhecido que está mencionado na tópico "cross Ark Transfers" do site gamepedia.
"There is a chance that objects, or even survivors, will be eliminated without any notice whatsoever during the process." (Há uma chance de que objetos, ou mesmo sobreviventes, sejam eliminados sem qualquer aviso durante o processo.)
Há quem diga que não se trata de um "bug", que a eliminação é propositalmente feita pelo jogo para representar o risco da grande viagem entre mundos do Ark.
Não há registro de viagens ou itens perdidos no log dos servidores. O administrador não tem como recuperar esses itens. Aplicamos a regra 8, ou seja, o administrador não interfere.
Recomenda-se que a transferência de itens importantes para outros servidores seja feita pelo Ark Data (nuvem).

Esse jogo no início é difícil! Admin, pode me dar com alguns itens ou animais só para começar?
R: Não. O início é a fase mais desafiante do jogo! Vale a regra 8º. Para aprender a jogar recomendamos a leitura do Official ARK Survival Evolved Wiki.

Uma tribo construiu em um local que está prejudicando o ressurgimento de recursos no mapa.
A regra nº 1 gera polêmica, porque é mal compreendida.
1º Não é permitido construir nos locais reconhecidos como grandes fontes de extração de recursos valiosos.
§ Para que o local seja considerado como grande fonte de extração deverá concentrar 30% ou mais do recurso em questão disponível em todo o mapa.
Essa regra foi criada e permanece desde o primeiro servidor de Ark Survival que criamos. Na época havia o apenas o mapa The Island e no centro havia o vulcão extinto, no alto uma cratera repleta de metal. Aquele era um local altamente estratégico, utilizado por todos os jogadores do servidor. Essa regra foi criada para aquele local!
O tempo passou, outros mapas foram criados, o mapa The Island mudou. (me senti velho agora...) A regra permanece, porém com a função preventiva. O jogo está evoluindo rapidamente e nem sempre é possível acompanhar todas as evoluções. Mapas novos, recursos novos, mapas MOD etc. Caso, em algum desses novos mapas um recurso se apresente extremamente concentrado, já temos a regra para proibir a construção no local.
Os jogadores, contudo, liam a regra, que tem um conceito aberto (grande) e faziam sua interpretação, sem ter esse conhecimento do histórico da norma. Sucessivas denúncias sobre construção em locais de recursos começaram a surgir.
Para deixar a normal mais fiel ao seu objetivo e menos subjetiva, foi adicionado um parágrafo, que dimensiona o tamanho da concentração de recursos protegida pela regra. Aplicação ficou mais precisa.
Nos mapas oficiais do jogo atualmente eu não conheço local onde seria proibido construir por infração da regra 1.
A proibição de construção em locais com muitos recursos poderá ser alcançada pela regra que dá poder ao Conselho dos Bravos para aprovar a remoção de construção que prejudica a harmonia do jogo.
Essa é uma regra com grande subjetividade, porém de fácil aplicação. Se a construção do jogador está prejudicando o servidor, seja qual for o motivo, o Conselho dos Bravos, por votação, pode mandar remover.
Depois da edição desses dois parágrafos acabaram as polêmicas sobre construção irregular.

Atacaram enquanto eu estava offline! Isso é errado!
R: Pode ser injusto, pode ser desleal, pode ser covarde, mas não é contra as regras.

A outra tribo está usando hacker! Só pode!...
R: Apesar de muito se falar sobre o uso de programa hacker, no jogo Ark Survival, se existe, é muito raro! O desenvolvedor faz um bom trabalho de prevenção e rapidamente corrige qualquer vulnerabilidade no jogo.
As configurações NotifyAdminCommandsInChatUseBattleye estão ativadas, colocando os servidores Cidadela nos mesmos padrões de segurança dos servidores hospedados pelo jogo.
O administrador de um servidor particular não tem ferramentas especiais para rastrear hackers. O uso de programa hacker não fica registrado no log... (seria até engraçado). A única forma de comprovar o uso de programa hacker é ter evidências de algo completamente impossível de se realizar pelos meios normais do jogo. Pedir ao administrador para verificar o log em busca de "hacker" não tem utilidade.
Quem fizer uma busca no google por "Ark Survival Hacker" encontrará páginas que vendem hacker de mira, de localização de inimigos e outras facilidades. No entanto, na letrinha miúda todas (que eu encontrei até hoje) alertam We do not support BattlEye, ou seja, não funcionam em servidores com a proteção BattleEye ativa, como todos os servidores Cidadela.
Não estamos afirmando que somos invulneráveis a hackers, apenas estamos alertando que 98% dos casos anunciados são apenas fake news e os outros 2%, se comprovados, serão punidos! Denúncias sobre possível uso de hacker serão apuradas, se vierem acompanhadas de provas.

Entraram na minha base sem esvaziar as armas. Minha defesa não tem falhas! Só podem ter entrado usando under the mesh!
O código de conduta do jogo Ark Survival proíbe a utilização de falhas do jogo para a obtenção de vantagem indevida <https://survivetheark.com/index.php?/code-of-conduct/>. Os criadores estão empenhados em eliminar as falhas, que são cada vez mais raras. Não aceitaremos que jogadores trapaceiros explorem falhas do jogo, desequilibrando a competição na Cidadela dos Bravos, mas acusar um jogador de trapaça sem provas não adianta... Não serão aplicadas punições com base em suspeitas, indícios ou testemunhos de quem não está em situação de imparcialidade. Sem printscreen ou vídeo que comprove under the mesh ou outra trapaça listada no código de conduta do jogo os administradores da Cidadelas não poderão aplicar punições.

Tem uma construção no local do meu interesse. A tribo parou de jogar e tempo para habilitar a demolição vai demorar. Admin, pode liberar o terreno para mim?
R: Não temos como saber com certeza se a tribo voltará a jogar e outros jogadores podem estar interessado no terreno também, aguardando o prazo. A administração não pode intervir. Será preciso aguardar o prazo para demolição.

Nos servidores PvE quando uma estrutura pode ser considerada abandonada?
Uma estrutura é considerada abandonada após expirado o prazo de decadência (decay), o que torna possível a sua demolição por qualquer jogador. Se não for demolida, a estrutura decadente será apagada automaticamente pelo servidor. Esse ciclo gerencia automaticamente a limpeza de todas as estruturas originais do jogo. Não precisamos nos preocupar com essas estruturas.
Contudo, existem algumas estruturas de MOD com tempo de decadência enorme e algumas sem tempo de decadência! Essas estruturas nunca serão apagadas pelo servidor automaticamente.
Não há como saber com exatidão se uma dessas estruturas especiais de MOD encontrada no mapa está ou não abandonada, portanto essas estruturas serão consideradas abandonadas quando houver indícios de abandono.
Podemos listar alguns exemplos de circunstâncias que indicam o abandono, como estruturas flutuando em um terreno aberto, estruturas móveis estacionadas há muitos dias no mesmo exato local etc. Porém, essa análise deverá ser feita caso a caso.
Para que a remoção das estruturas especiais de MOD seja feita com segurança pelo Governador, recomendamos seguir esse procedimento:
1. Tirar printscreen do local antes.
2. Tomar a propriedade da estrutura por comando de uso exclusivo do Governador.
3. Remover a estrutura do local.
4. Guardar a estrutura por um tempo em local seguro.
Dessa forma, se a estrutura não estiver abandonada e seu dono reclamar seu desaparecimento, o problema será facilmente resolvido com a devolução da estrutura.